Virada Cultural In Doors

Virada Cinegastronômica

Posted in Sem categoria by Laís on 26 de maio de 2010

A terceira edição da Virada Cinegastronômica no Cine Belas Artes ocorreu paralelamente à sexta edição da Virada Cultural. O evento começou às 23h30 do sábado 15 e durou até às 6h15 da manhã do domingo 16 de maio, com a distribuição do café da manhã.

Para aqueles que frequentam o Cine Belas Artes na segunda sexta-feira de cada mês, o evento pôde ser considerado um Noitão com quitutes servidos nos intervalos de cada filme.

Foram abertas três das seis salas do cinema, totalizando 750 lugares. Fernando Souza, funcionário do Belas Artes e um dos produtores do evento, explicou que foi uma decisão tomada por dois motivos – falta de patrocínio e maior controle de possíveis problemas.

O Cine Belas Artes está sem patrocinador desde março deste ano, quando o HBSC encerrou a parceria. Questionei Fernando sobre o fim da parceria de 6 anos entre o HBSC e o Cine Belas Artes e sua resposta foi “eu sei tanto quanto você. Soube que o HSBC preferiu encerrar o patrocínio por já ter muitos projetos culturais que levam o nome do banco, mas posso garantir que em momento nenhum eles foram sacanas com a gente” [sic].

A programação do evento contava com 6 filmes cujo gancho envolvia comida. Os filmes eram: o inédito no Brasil Índia, o amor e outras delícias (Nina’s Heaven Delights, Inglaterra, 2006); o filme que levou Meryl Streep a sua décima sexta indicação ao Academy Award, Julie & Julia (Julie & Julia, EUA, 2009); a animação Tá Chovendo Hamburguer (Cloud Witha  Chance of Meatballs, EUA, 2009);  o musical taiwanês O sabor da melancia (The Wayward Cloud/Tian Bian Yo Duo Yun, França/Taiwan, 2005);  o chinês Amores Expressos (Chungking Express, Hong Kong, 1994); e o brasileiro cujo diretor, Penna Filho, acompanhou o evento Doce de coco (Doce de Coco, Brasil, 2009).

Durante os intervalos dos filmes, além dos tradicionais sorteios do Noitão, foram servidos pratos de acordo com a programação. No primeiro intervalo (aproximadamente 2h da manhã) foram servidos cheeseburger e samosa (patel indiano).  No segundo intevalo (por volta das 4h da manhã), foram servidos doce de coco e picolé de limão. Ao fim do evento, foi distribuido o que os organizadores e os frequentadores assíduos do Noitão chamam de “kit do sobrevivente”, ou o café da manhã. Nos dois intervalos e no café da manhã foi servido um drink de melancia com vodka.

O evento foi pago e mesmo assim teve casa cheia. Os ingressos custavam R$28 a inteira e R$14 a meia entrada.

Deixe um comentário